quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Confira "Distraído" o novo disco de Ricardo Ayade

Por Marcelo Lopes

Todo processo criativo é um parto, partindo de onde partir. Muitas vezes é algo que não temos como segurar e simplesmente vem. O que não implica falta de trabalho e suor. Criar mexe com todas aquelas coisinhas complexas e nomes técnicos que os psicólogos costumam classificar como personalidade. O que fazemos e como nos manifestamos derivam desse conjunto de referências, da nossa interação com o mundo e com a história que construímos.

A personalidade, que nos torna a figura principal da nossa cena particular, também é o que dita como nos expressamos quando encontramos uns com os outros, formando esse Mundão-de-meu-Deus, levando-nos diariamente a buscar a arte de viver da melhor forma possível.

E é justamente do parto criativo de uma figura ímpar como Ricardo Ayade que segue a dica musical deste artigo, com o lançamento em breve de seu mais novo trabalho artístico: o CD de estreia intitulado “Distraído”.

Ricardo é ator, cantor, compositor e poeta. No meio da impossibilidade de ser menos que tudo isso, “Distraído” nasce como um disco totalmente autoral, desenhado em cima do estilo MPB que já acompanha o artista, contornado com alguns elementos do pop. Com a voz sólida e suave embalando letras bem pensadas, o trabalho tem arranjos de Alexandre Montenegro e participação especial da rapper carioca Taz Mureb em uma das faixas.

Gravar cada música é reviver cada história, na mente e no coração com a mesma intensidade com que foi vivida. Isso é bem difícil. É como revirar um grande baú de emoções guardadas, esquecidas, velhas, cheirando mofo, dessas coisas velhas que fazem você espirrar o dia inteiro”, diz Ricardo nos textos do encarte.

A expectativa pelo lançamento do CD é muito grande em Salvador e no Rio de Janeiro, lugares essenciais à sua trajetória, e já angaria admiradores como Fernando Anitelli, líder do grupo O Teatro Mágico, que, em recente entrevista no programa Prosa Cultural, tece elogios e recomenda o cuidadoso trabalho musical de Ricardo.

O CD sai em breve e até lá é possível ouvir um pouco da música de Ricardo Ayade no seu site: http://www.ricardoayade.com/

Vale a pena conferir.

Um comentário: