Por Marcelo Lopes
O gênero Terror é uma curiosa
classificação no cinema: define tipos de filmes que de alguma maneira têm o
medo como elemento narrativo na sua construção imagética, que se prende ao nosso imaginário e
estímula àquilo que de alguma forma nos faz sentir próximos do perigo, mesmo
que irreal.
O que dá medo em uma
determinada pessoa nem sempre é o que poderia assustar outra. Muitos sustos ou
histórias de terror podem mesmo provocar o riso se não tiverem o cuidado exato
na forma de tratar seus temas.
Assim, guardei aqui uma lista
interessante de filmes que acredito manterem uma boa dose de suspense embebidas
no álcool dos nossos receios escondidos, fantasias e batimentos acelerados. Recomendado para aquelas duas horas noturnas que guardamos antes de ir para a cama .
“O psicólogo infantil Malcolm
Crowe (Bruce Willis) abraça com dedicação o caso de Cole Sear (Haley Joel
Osment). O garoto, de 8 anos, tem dificuldades de entrosamento no colégio e
vive paralisado de medo. Malcolm, por sua vez, busca se recuperar de um trauma
sofrido anos antes, quando um de seus pacientes se suicidou na sua frente.”
Nunca comentem o final com alguém
que nunca assistiu este filme... alguém pode morrer por isso.
Psicose (Psycho) 1960
“Cansada da vida que leva, a
secretária Marion Crane rouba US$ 40 mil que deveria guardar para o chefe e
foge para a Califórnia, onde encontrará o namorado. No caminho, hospeda-se num
motel, onde é atendida por Norman Bates, o estranho dono do estabelecimento que
parece ser dominado pela mãe”.
Clássico filme de AlfredHitchcock, Psicose é uma referência aos filmes de terror ainda hoje, não apenas
pela medida certa de suspense, mas por mostrar que o perigo pode estar até
mesmo no trato cortês de um atendente de hotel.
O Exorcista (The Exorcist) 1973
“Com a piora gradual dos
sintomas de dupla personalidade da filha de doze anos, uma atriz descobre, com
a ajuda de um padre, que a garota está possuída pelo demônio”.
Qualquer um que já esteve perto de alguém possesso sabe o medo que isto
dá... principalmente se for alguém próximo, como seu chefe.
O Iluminado (The Shinning) 1980
“Um vigia, acompanhado por sua
esposa e filho em um hotel pouco procurado na temporada de inverno, passa a ver
coisas estranhas e a ser perseguido por forças sobrenaturais”.
Terror cozido em banho-maria,
cercado de muito gelo.
“Tudo começa com a menina
conversando com o aparelho de TV e móveis que se movem sozinhos, até que em uma
noite, durante uma tempestade, Carol Anne desaparece dentro do armário de seu
quarto. Por acaso, em um canal de TV sem sinal, a família pode ouvir sua voz e
se comunicar com a garota. Os Freeling procuram uma equipe de parapsicólogos e
uma poderosa médium para trazer Carol Anne de volta, mesmo tendo que enfrentar
um mundo desconhecido, espíritos furiosos e manifestações demoníacas dentro da
própria casa, que esconde um segredo terrível”.
Portas batendo sozinhas e outros
fenômenos inexplicáveis estão no repertório assombroso de qualquer conversa de
crianças e adolescentes. Coloque tudo isso sob a batuta da produção de StevenSpielberg e a coisa fica quase lá em casa.
O Silêncio dos Inocentes (The
silence of the lambs) 1991
“Uma inteligente trainee do FBI
é enviada a um hospital para criminosos insanos a fim de contatar o doutor
canibal Hannibal Lecter. Sua missão é convencer o louco médico a ajudá-la a
resolver o caso de um psicótico assassino em série”.
Quem disse que só porque o sujeito é psicopata e antropófago ele não pode
ter estilo?
Nosferatu (Nosferatu, Eine
Symphonie des Grauens) – 1922
“Hutter (Gustav von
Wangenheim), agente imobiliário, viaja até os Montes Cárpatos para vender um
castelo no Mar Báltico cujo proprietário é o excêntrico conde Graf Orlock (Max
Schreck), que na verdade é um milenar vampiro que, buscando poder, se muda para
Bremen, Alemanha, espalhando o terror na região. Curiosamente quem pode reverter
esta situação é Ellen (Greta Schröder), a esposa de Hutter, pois Orlock está
atraído por ela”.
Ainda hoje o vampiro mais feio
da história do cinema.
O Bebê de Rosemary (Rosemary’s
Baby) – 1968
“Rosemary e seu marido mudam-se
para um apartamento em Nova York onde encontram uma vizinhança bastante estranha.
Quando Rosemary (Mia Farrow) engravida, ela passa a ter alucinações. Uma seita
de bruxas deseja que Rosemary de a luz ao filho das Trevas”.
Lição de como é possível
induzir o assombro apenas com a sugestão do medo.
O Chamado (The Ring) - 2002
“Rachel
Keller (Naomi Watts) é uma jornalista que decide investigar a misteriosa morte
de sua sobrinha. Ela percebe a relação da morte dela e de várias outras mortes
com um estranho vídeo, que faz com que todas as pessoas que o assistam morram
exatamente sete dias depois. Intrigada com a história, ela agora precisa
descobrir um meio que impeça que a profecia se realize, já que ela e seu filho
assistiram ao vídeo.”
“Desde criança Katie (Katie
Featherston) ouve ruídos estranhos, sussurros e sente sensações inesperadas. Já
adulta, ela mora com seu namorado Micah (Micah Sloat), que meio cético quanto
aos depoimentos resolve usar uma câmera para gravar tudo o que acontece
enquanto eles dormem e vivem dentro da casa. E o que era para ser apenas uma
forma de esclarecer o mistério, torna-se uma experiência intrigante e
assustadora”.
“Kristi (Sprague Grayden), irmã
de Katie (Katie Featherston), teve recentemente um filho com Daniel (Brian
Boland), que já era pai de uma adolescente. Um dia, ao chegarem em casa, a
encontram completamente revirada. Tentando evitar que a situação se repita,
Daniel compra um sistema de segurança que instala câmeras em diversos cômodos e
no lado de fora da casa. Ao mesmo tempo o casal e a adolescente têm por costume
filmar tudo o que acontece ao seu redor. Até que um dia situações estranhas
começam a acontecer, o que faz com que o trio acredite que a casa é mal
assombrada”.
“Dennis (Christopher Nicholas
Smith) adora filmar e possuí até uma ilha edição em casa, montada na garagem.
Casado com Julie (Lauren Bittner), com quem tem duas lindas filhas Katie (Chloe
Csengery) e Kristi (Jessica Tyler Brown), ele resolve propor a ela que seja
feita uma filmagem de uma transa dos dois. O que ele não contava é que um
terremoto iria atrapalhar o momento de fetiche, mas também revelaria uma
estranha imagem em sua gravação. Curioso com o fato, ele mostra para a esposa
que não liga e também para um amigo (Dustin Ingram), que fica igualmente
intrigado. Os dois acabam instalando mais de uma câmera na casa e o que eles
passam a ver marcará para sempre o futuro de todos”.
Seguindo a lógica de “poderia
ter sido feito por mim mesmo com aquela câmera vagabunda que eu peguei
emprestado ontem”, o que chama a atenção destes tipos de filmes é a textura
quase amadora dos “registros” sobrenaturais.
“Carrie White é uma jovem que
não faz amigos em virtude de morar em quase total isolamento com sua mãe, uma
pregadora religiosa fanática. A garota é menosprezada pelas colegas e Sue
Snell, uma das alunas que zombam dela, fica arrependida e pede a seu namorado
que convide Carrie para um baile no colégio. Mas Chris Hargenson, uma aluna que
foi proibida de ir à festa, prepara uma armadilha para ridicularizar Carrie em
público. O que ninguém imagina é que a jovem possui poderes paranormais e muito
menos conhece sua capacidade de vingança quando está repleta de ódio.”
Sexta feira 13 (Friday the 13th) – 1980
“Depois de muito tempo fechado,
alguns monitores vêm passar uns dias no local que por muitos ficou conhecido
como o “Acampamento Sangrento”. Ignorando os avisos, eles preferem se divertir
e passar o final de semana cantando e fazendo amor. Mas não esperavam que
alguém fosse brincar de “Mate o Monitor”. Assim, um por um eles vão morrendo
sem que os outros descubram”.
Este segue a regra do original-é-sempre-o-melhor.
“Recentemente os Creeds se
mudaram para uma nova casa nos arredores de Chicago. A casa é perfeita, exceto
por duas coisas: os reboques, que vivem fazendo barulho na estrada, e o
misterioso cemitério no bosque atrás da casa. Os vizinhos dos Creeds estão
relutantes em falar sobre o cemitério e eles tem um bom motivo para tal
comportamento. Gradativamente o casal toma conhecimento da verdade e ficam
chocados ao saberem do perigo que seus filhos correm. Quando o gato da família
morre atropelado, eles o enterram em um cemitério índio que tem o poder de
ressuscitar o que for deixado naquele terreno, mas as consequências são
inimagináveis”.
Mais um ótimo filme baseado em
livros de Stephen King.
Nenhum comentário:
Postar um comentário