Oficinas

Acumulando experiência ao longo do tempo, desenvolvi algumas oficinas de formação audiovisual, que hoje fazem parte do meu repertório como educador e atualmente também fazem parte das atividades desenvolvidas nas ações do Instituto Mandacaru - entidade de produção cultural - da qual faço parte.


Leituras de Imagens e Educação
Ementa: A percepção de que a leitura visual e o volume de informações nos chegam efetivamente de forma muito mais dinâmica e expressiva por meio da imagem que propriamente pelo texto escrito, torna imprescindível a importância da educação do olhar para que não nos tornemos os novos analfabetos funcionais. Com exercícios de percepção visual e estudo das estruturas de informação e discursos contidos na imagem (propaganda, cinema, televisão, entre outras mídias) a oficina trabalha signos e jogos que facilitam a compreensão dos conteúdos que normalmente nos levam a consumir produtos e ideias sem que percebamos.
Carga horária: 03 horas



A linguagem de Quentin Tarantino e a Cultura Pop Norte-americana
Ementa: Análise dos processos de releitura dos ícones da cultura pop norte-americana a partir da obra do diretor Quentin Tarantino, observando os principais elementos da sua construção de linguagem, sua opção por temas como a violência, a televisão e a literatura popular. Um dos maiores diretores da nova geração, Tarantino é considerado um gênio hollywoodiano, sob o fio da navalha entre o plágio e a originalidade de falar de coisas já conhecidas sob um novo olhar.
Carga horária: 03 horas (versão resumida) / 08 horas (módulo completo)


Cinema em Sala de Aula
Ementa: Aplicação de metodologias que dialoguem a relação cinema-educação no cotidiano das salas de aula, com a utilização de filmes (longas, curtas e médias), análises de conteúdos audiovisuais de outros veículos (televisão, rádio e internet), visando aproximar a linguagem dinâmica e veloz dos novos suportes de comunicação às realidades de educadores e estudantes.
Carga horária: 03 horas (versão resumida) / 08 horas (módulo completo)




O Cinema Didático de Alfred Hichtcock
Ementa: O diretor inglês Alfred Hichtcock é uma das figuras centrais da história do cinema, destacado pela sua genialidade e pela sua forma de construir narrativas, influenciando ainda hoje a linguagem do cinema. Seus esquemas narrativos, sua inventividade e a possibilidade de conhecer a narrativa cinematográfica sob o olhar de um de seus mestres é o tema central da oficina.
Carga horária: 03 horas


Nenhum comentário:

Postar um comentário