quarta-feira, 27 de março de 2013

Teatro e Circo em pauta permanente

Por Marcelo Lopes

As artes cênicas têm no dia 27 de Março uma data importante. São comemoradas nesta data o Dia Internacional do Teatro e do Circo.

Responsáveis por criações das mais expressivas às mais tácitas, o teatro e o circo têm origens nas representações feitas pelos homens de tempos primitivos, quando imitavam animais e outros seres, transmitiam saberes e narravam de forma alegórica e sumamente corporal histórias de vida e arte. Homenageando deuses, criando e recriando personagens simbólicos, arquetípicos, ambas as artes se estenderam ao longo da história humana de forma popular e perene, e, guardando suas especificidades, existem ainda hoje por terem, sobretudo, a propriedade e a necessidade fundamental de existir para serem manifestações populares.

Por todo o mundo, a data de hoje encontra homenagens. Em Vitória da Conquista, o Projeto “Cultura em Movimento”, iniciativa da coordenação do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, propõe um novo um espaço de discussão sobre essas linguagens apresentadas nos meses temáticos do calendário SescultBA. A primeira edição acontecerá marcadamente neste 27 de março, às 18h., na Sala Polivalente do CCCJL, em referência ao Dia Internacional do Teatro e do Circo.

Faça a sua inscrição e participe efetivamente. 

A iniciativa é também uma realização da Diretoria de Espaços Culturais/ SUDECULT/ SECULT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário