domingo, 17 de fevereiro de 2013

Baile Esquema Novo traz oficina de discotecagem


Por Release “Baile Esquema Novo na Estrada”

O Baile Esquema Novo vai pegar a estrada rumo ao interior da Bahia e levar a nova música brasileira para as cidades de Cachoeira, Vitória da Conquista e Juazeiro, através do fomento de festas que trazem os principais e novos nomes da música nacional, seguindo o modelo do que acontece em Salvador.

O projeto Baile Esquema Novo na Estrada irá promover oficinas gratuitas e abertas de produção e discotecagem nessas cidades, com o objetivo de formar um circuito de difusão da música brasileira no interior da Bahia, através de eventos auto-sustentáveis, no modelo da bem sucedida festa que acontece na capital.

O projeto conta com o patrocínio da VIVO e do Governo do Estado da Bahia, através do programa FazCultura, e conta com apoio do Circuito Motiva. Trata-se de um incentivo à produção de festas que valorizem a música nacional e regional, promovendo uma troca de experiências e trazendo visibilidade aos artistas e bandas dessas cidades.

A pretensão é de que esse evento regular fortaleça a cena musical das regiões de Cachoeira, Vitória da Conquista e Juazeiro, localidades escolhidas por serem “cidades universitárias” (universitários são o público focal do Baile), culturalmente fortes e que já abrigaram outros eventos com grande retorno do público.

EXECUÇÃO – O projeto está dividido em três etapas. Em janeiro de 2013, a equipe do Baile Esquema Novo na Estrada viajou aos municípios e fez contato com estudantes, profissionais, curiosos e pessoas interessadas em cultura, que irão participar do projeto, com preferência para quem tem experiência com produção de cultura. Em seguida, os produtores do Baile Esquema Novo, Luciano Matos e Camilo Fróes, irão ministrar oficinas de discotecagem e produção nas cidades, baseando-se na experiência de cinco do Baile, em Salvador.

As metas das oficinas são de apresentar o conceito de discotecagem de música brasileira similar à estética do Baile Esquema Novo, despertando “um saber sensível”, e capacitar os futuros produtores a resolverem todas as questões de produção de um evento desse porte. As turmas serão de até 20 pessoas, com inscrição gratuita e aberta ao público. Em Vitória da Conquista, as oficinas acontecem dias 22 e 23/02  e em Cachoeira dias 01 e 02/03. As datas de Juazeiro ainda serão confirmadas.

A terceira e última etapa é a realização de três festas em cada cidade, a cada mês, que contarão com apoio logístico e financeiro do projeto para garantia de execução (divulgação, bilhetagem, segurança, aluguel de espaço e equipamento, entre outros). Apenas a primeira festa em cada município contará com a participação e apoio dos DJs el Cabong (Luciano Matos) e Camilo Fróes, sendo as outras duas edições a prova de que os produtores locais entenderam como fazer uma festa regular, exequível, atraente para o público e auto-sustentável. Após o final do projeto, será realizada uma grande festa de encerramento em Salvador, com artistas e convidados especiais.

As festas originadas nos municípios não terão qualquer ligação financeira ou administrativa com o Baile Esquema Novo. Não se trata de uma “filial” do evento da capital. Cada festa produzida terá nome e identidade próprias, de acordo com a demanda e particularidade de cada região. A proposta é criar condições e estímulo para que eventos de música brasileira surjam e se solidifiquem de maneira independente.

Um dos vários cartazes do projeto
PRODUTORES – Luciano Matos é DJ e jornalista. Além do Baile Esquema Novo, produz a festa A Bolha, que tem o foco no rock’n’roll nacional e internacional. Matos também é blogueiro e escreve para o el Cabong, um dos blogs de referência de música independente. Também é produtor do programa de rádio Radioca (Educadora FM), com o mesmo objetivo de dar visibilidade à nova brasileira. Também a frente do Baile Esquema Novo, Camilo acumula um extenso currículo como ator, produtor, DJ, designer, compositor e músico. O seu mais recente trabalho foi na apresentação do webprograma Mê de Música. Como ator, Fróes fundou A Outra Companhia de Teatro, grupo residente do Teatro Vila Velha, além de colaborar com trabalhos do Bando de Teatro Olodum, Companhia Teatro dos Novos e Vilavox.

BAILE ESQUEMA NOVO – O Baile Esquema Novo é uma festa de discotecagem de música brasileira, que acontece mensalmente desde julho de 2007 em Salvador. Produzido e liderado por Luciano Matos e Camilo Fróes, o Baile já aportou em espaços como a Boomerang, Teatro Vila Velha, Cine Solar Boa Vista, Bahia Café dos Aflitos, entre outros. Entre os DJs convidados, já passaram pela festa nomes nacionais como Regina Casé, Lucas Santtana, Lucio K, Sany Pittbull, DJ Bandido, além de Dão, Ronei Jorge, Mariella Santiago, Letieres Leite e outros nomes da música baiana. A festa também costuma receber pocket shows, como as apresentações dos grupos Baiana System, Do amor (RJ), Samba das Moças e Percussivo Novo Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário