domingo, 30 de setembro de 2012

BOOM na programação musical de Conquista

Por Marcelo Lopes / Joice Caires

Avaliando o ritmo da produção cultural conquistense, frente ao que é possível encontrar em todo o interior do estado da Bahia, estamos indo bem na fita. Mesmo que ainda haja muito o que construir, a diversidade de atividades, ideias, propostas e realizações em Vitória da Conquista destaca, sobretudo, a vontade de pontua-la como uma referência regional de ações culturais para além do grande mercado da mesmice, que transforma o ídolo da vez na cópia do ídolo de ontem, ao som de monossílabos ritmados e repetitivos que não contribuem sequer para aumentar o vocabulário de um bebê de um ano de idade.

Outubro traz para a cidade mais uma atração de peso para a programação musical do cenário conquistense. A Calambião Produtora Cultural promove dia 06 de outubro de 2012, às 15h, na concha do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, o BOOM!!!, um evento criado a partir da necessidade de promover e divulgar a musica aliada às artes visuais. A realização traz para o palco as bandas Ladrões de Vinil, Banda Mucambo e B.negão & Selotores de Frequência.

O show terá a direção de arte do artista plástico Arisson Sena, que acrescentará ao espaço algumas das suas obras. Contará também com a participação de alguns artistas locais que serão convidados para fazer pinturas em grafite ao vivo, durante o evento, além de projeções de vídeo-arte com parceria do cineasta George Neri. O grupo “Macacos do Borel” trará para o evento o slackline, um esporte que está em alta no circuito brasileiro, além da apresentação de vários skatistas.

Conheça um pouco dos artistas do BOOM:

MUCAMBO
Um som sensato, porém agressivo, atrelado à percussão dos ritmos do nordeste. Som que vem da seca, da fome e da ciência “do pouco para viver”. Sai do carrasco da terra estéril, no bem amplo do dizer, do dizer popular e também erudito. Vem como um grito de insatisfação e levante da cultura não estática do Nordeste. No Mucambo se faz com pouco. O levante musical e ideológico num cenário rasteiro, estreito e com muito a dizer, levando das experiências do matuto ao homem da capital - a representação sonora do grupo com pés plantados na terra do sertão - e com a cabeça andante no espaço.

LADRÕES DE VINIL
A banda Ladrões de Vinil surgiu em 2006, com o propósito de fazer um som remetendo ao Rock’n’roll, Rockabilly, Jovem Guarda, Rock instrumental e Surf Music. Contando com: Loro guitarra e vocal, Dieguinho no baixo e Ed Goma na bateria, fazem do palco uma grande festa com um show performático e divertido cheio de energia e animação.
A Ladrões de Vinil já se apresentou em vários festivais importantes pelo país, tais como: Festival Big Bands em Salvador(BA), Feira Noise Festival em Feira de Santana (BA) Grito Rock América do Sul em Montes Claros(MG) e em Vitória da Conquista(BA), Festival de Inverno Bahia, FESTUESB ” Festival universitário de música, onde a banda foi premiada duas vezes como “Melhor intérprete”, com a música “Formas” no ano de 2008 e com a música “Invisível” em 2010 .
E Ganhando cada vez mais espaço no cenário alternativo com suas canções e performances que, com certeza impressionam o público e por onde passam conseguem mostrar com simplicidade, carisma e talento a essência do que é o bom, velho e verdadeiro rock 'n roll. Não deixando ninguém parado!

BNEGÃO & SELETORES DE FREQUÊNCIA
Oito anos após o lançamento do elogiado álbum “Enxugando o Gelo” – e de passar por várias cidades do Brasil e do planeta – BNegão & Seletores de Frequência estão de volta, apresentando seu novo e aguardado álbum: “Sintoniza Lá”.
Apresentando o novo trabalho "Sintoniza Lá" composto por 11 faixas, o disco segue o conceito de MÚSICA NEGRA UNIVERSAL, defendido a anos pelo grupo: uma explosiva alquimia sonora, onde ritmos jamaicanos, africanos e brasileiros se fundem ao rap, ao funk70 e ao hardcore de forma vigorosa, surpreendente e precisa.
Lançado em junho de 2012, foi produzido pelo próprio BNegão e teve a maioria de suas faixas compostas e arranjadas em parceria com os outros integrantes da banda – Pedro Selector, Fabio Kalunga, Fabiano Moreno e Robson Riva – o que garantiu uma perceptível unidade ao trabalho.
“Sintoniza Lá” conta com as participações especiais da cantora Céu e dos músicos: Bidu Cordeiro, Sandro Lustosa, Bruno Buarque, Gabriel Muzak e Nobru Pederneiras. 

NÃO PERCAM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário