Mostrando postagens com marcador Teatro. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Teatro. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Sites integrados sobre cultura

Por Marcelo Lopes


 
O documentário “Contra o Veneno Peçonhento do Cão Danadoé a primeira produção do projeto Memórias da Cultura Popular, realizado pelo Instituto Manacaru de Inclusão Sociocultural e parceiros como a produtora TV Local, a Catrupia Produções, a Cia Operakata de Teatro e a Ong Carreiro de Tropa – Catrop. O projeto tem por finalidade a reflexão e o registro de saberes populares, calcados nos mais diversos temas da história cotidiana. Na produção do documentário tratará de registrar os causos populares em torno de pessoas – historicamente anônimas ou conhecidas – que, segundo a crença popular, têm seu corpo fechado ao ataque de armas de fogo, arma branca e outros “poderes” de resguardo físico. Alinhavando narrativas de guerra e violência, disputas de poder político e mitos populares, o curta pretende dar conta principalmente de um universo histórico e mágico que vem se perdendo na contraposição do campo com a urbanização dos nossos dias.

Realizado pela produtora TV Local, em co-produção com o Instituto Mandacaru e o portal Sintoma de Cultura, o documentário “Contra o Veneno Peçonhento do Cão Danado” é uma proposta aprovada no Edital Setorial de Audiovisual 12/2012, do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura, Secretaria da Fazenda e Fundo de Cultura da Bahia – FCBA.

No dia 03 de Julho (quarta-feira), às 19h, na sede da Rede de Atenção da Criança e do Adolescente / PMVC (na praça Tancredo Neves) a equipe responsável pela realização do documentário lançará o site oficial do curta-metragem para a imprensa e parceiros. Na oportunidade serão apresentadas as propostas conjuntas do novo formato do site Sintoma de Cultura e a inauguração do espaço virtual documentário, onde serão disponibilizadas diversas informações sobre o tema da cultura popular e do patrimônio imaterial, com textos, fotos e depoimentos, além do diário de produção do curta.

Sobre o Sintoma de Cultura

Em Maio de 2013 o blog Sintoma de Cultura fez seu primeiro ano. Uma experiência bastante interessante: disponibilização da produção de textos (novos e antigos) sobre cultura, postados com certa regularidade, tratando de temas diversos, sendo compartilhados, discutidos, criticados e, sobretudo, utilizados como forma de estímulo à reflexão sobre temas caros ao nosso dia-a-dia. Mesmo não premeditado, o projeto – mais instintivo que planejado – tomou uma repercussão curiosa, apontou caminhos que não estavam na pauta e o resultado de tudo isto hoje está quase parido: a partir do dia 03 Julho de 2013 o Sintoma passa a atuar como portal de cultura.

A ideia central é a produção coletiva de conteúdos com espaço partilhado para relatos experiências culturais diversas, artigos, criações audiovisuais, fotografia, música, artes plásticas e todo um universo de criação artística e simbólica que permita pensar a cultura de forma mais ampla. Assim, iniciativas oriundas de qualquer parte do país podem contribuir com ideias e experiências. O espaço do blog será mantido no novo domínio, mas haverá ainda outros desdobramentos, como a própria atividade do projeto Memórias da Cultura Popular e a produção do documentário “Contra o Veneno Peçonhento do Cão Danado”.

A proposta do projeto segue existindo ancorada na ideia fundamental do compartilhamento de ideias, anúncios comerciais e/ou nenhuma outra vinculação que comprometa sua essência. O endereço do Sintoma no Blogspot será mantido apenas como arquivo para que seus links originais ainda continuem sendo acessados, mas praticamente todas as suas postagens serão transferidas para o novo domínio, facilitando comentários, interatividades e compartilhamentos.

Espero que gostem, acessem, leiam, compartilhem e contribuam.

Até lá...

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Projeto do Grupo Galpinho forma novas plateias


Release do Evento

Foto: Rayza Lélis
O Grupo Galpinho de Teatro vem desenvolvendo um trabalho fundamental de formação de novos públicos na região sudoeste da Bahia. Apresentando o espetáculo “... E se eu fosse?” por meio do projeto Tem Que Iniciar, contemplado pelo Programa do Banco do Nordeste de Cultura, o grupo vem circulando pelo interior baiano a fim de partilhar seu processo criativo, popularizar o acesso às artes cênicas, contribuir para a formação de público para o teatro e estimular a produção artística.

O projeto, que vem sendo realizado em quatro cidades baianas - Vitória da Conquista, Ibirataia, Poções e Planalto, é composto por três ações: Oficina de Iniciação Teatral, apresentação do espetáculo e bate-papo. A experiência nestas as cidades promove o estímulo à arte cênica em espaços que muitas vezes nunca tiveram a possibilidade de vivenciar apresentações do gênero.


Sobre o conceito do espetáculo

ACREDITANCIAS

Foto: Rayza Lélis
...E se eu fosse outro? ... E se eu ficasse? ... E se eu partisse? ... E se o mundo parasse pra eu pensar? ... E se não parasse? ... E se eu não tivesse medo do medo?

“...E se eu fosse?” é um espetáculo que trata o momento de pré-decisão de uma família questionando o seu lugar no mundo e o seu destino. A mãe, mulher da lida e do trabalho cuja ação constrói e dá materialidade às coisas, é tomada por um desejo irrefutável de ver as nuvens grisalhas de outros céus e experimentar outros caminhos e outras vivências. Ela tenta convencer o marido e os dois filhos a se aventurarem para além do lugar conhecido.


O espetáculo trata de questões agudas como farpas, mas com lirismo e leveza ao invés da secura, violência e dor. Apropria-se de um mote regionalista para tratar de questões universais, abordando poeticamente uma questão inerente à existência humana: a dúvida entre partir ou ficar. Aqui, a retirança não é fuga da morte, e sim sede de vida e de inteireza.

Na sua etapa final desta primeira edição as próximas apresentações acontecerão nos seguintes espaços:

Dia 31/05
Escola Erasthostenes Meneses (Distrito de Iguá) - 17h
Dia 01/06
Centro de Referência em Assistência Social (Bairro Vila América) - 16h



Direção e Produção: Izis Mueller
Atores: Daniela Lisboa, Iara Barbosa, Eduardo Oliveira
Figurino: Shirley Ferreira
Cenografia: Izis Mueller
Trilha Sonora Autoral: Eduardo Oliveira
Texto: Juliana Leite
Fotografia, Iluminação e Design Gráfico: Rayza Lélis


quarta-feira, 22 de maio de 2013

Palestra de Ariano Suassuna em Conquista

Por Marcelo Lopes

Dramaturgo. Poeta. Romancista. Nascido em 1927, na Paraíba, construiu muito da sua história literária em Recife, Pernambuco. Ariano Suassuna é dessas figuras emblemáticas da cultura brasileira, aguerrido defensor do nosso patrimônio material e imaterial, de onde bebe incansavelmente nos elementos mais fundamentais para compor sua obra.
Dono de um senso de humor muito inteligente, doce e ácido ao mesmo tempo, comove pela entrega à paixão com que defende e exalta os valores brasileiros.
O autor de “Auto da Compadecida” e “A Pedra do Reino”, abriu a segunda edição do Festival da Juventude, em Vitória da Conquista, no último dia 10 de Maio de 2013.
Para os que não puderam assistir, aí vai mais uma das chamadas aulas-espetáculos do mestre da literatura. Sempre um tributo àquilo que chamamos Brasil.



Registro da palestra de abertura da segunda edição do Festival da Juventude com o dramaturgo e poeta Ariano Suassuna, em Vitória da Conquista (BA), dia 10 de Maio de 2013. Produção e edição Secom/Pmvc.