Mostrando postagens com marcador Agenda Cultural. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Agenda Cultural. Mostrar todas as postagens
sexta-feira, 2 de agosto de 2013
quinta-feira, 4 de julho de 2013
I Mostra Conquistense de Musica instrumental Popular
Release do Evento
A
I Mostra Conquistense de Musica instrumental Popular pretende promover um
intercambio cultural e conhecimento em vitória da Conquista e região com
discussões sobre: “Políticas Públicas de Musica Instrumental Popular em Vitória
da Conquista”,“A Música Instrumental que queremos”, “Musica Instrumental
Brasileira Contemporânea”.
O
Evento contará com os seguintes Espetáculos Musicais (Entrada - 1Kg de
alimento):
Dia
04/07
Luciano PP - 19:00h
Gafieira
Brasil - 20:00h
Gilberto
Leal - 21:00h
A
Contrabanda - 22:00h
Dia
05/07
Mesa
redonda: "A música instrumental popular em Vitória da Conquista" -
17:00h
Partindo
pro Alto - 19:00h
Hendrix
Armorial - 20:00h
Tymbrá
Trio - 21:00h
Também
serão oferecidas as seguintes OFICINAS
(Inscrição - R$ 15,00 por oficina*):
Tocando
Baixo - Luciano PP (Dia 04/07 - 09:00 às 10:00)
O
Jazz e a Guitarra Brasileira - Tarcísio Santos (Dia 04/07 - 10:00 às 12:00)
O
Trompete e o Trompetista - Daniel Novaes (Dia 04/07 - 14:00 às 15:00)
Mixando
o que Gravei - Arthur Fabiano (Dia 04/07 - 15:00 às 17:00)
A
Bateria Contemporânea - Yuri Lima (PA) (Dia 05/07 - 09:00 às 11:00)
Prática
de Bateria Instrumental - Uirá Nogueira (Dia 05/07 - 11:00 às 13:00)
Prática
de Conjunto - Tymbrá Trio (Dia 05/07 - 14:00 às 16:00)
Garanta
sua vaga nas oficinas através deste Link
(*Descontos para quem pretender mais
de uma oficina):
Contatos:
(77) 8816-2151 - Tereza Raquel
(77)
9109-9578 - Tarcísio Santos
terça-feira, 2 de julho de 2013
Nova data de lançamento
Nota:
Devido
a programação da atividade “Encontro com o Secretário (de Cultura do Estado da
Bahia)” em Vitória da Conquista, marcada para dia e horários similares (03/07 -
20h) à atividade de lançamento (presencial para imprensa e parceiros) e virtual
no novo domínio, o lançamento dos sites do documentário “Contra o Veneno Peçonhento do Cão Danado” e o do Sintoma de Cultura foram transferidos para dia
10 de Julho.
Conto
com vocês! Até lá!
sexta-feira, 21 de junho de 2013
Sites integrados sobre cultura
Por Marcelo Lopes
O documentário “Contra o Veneno Peçonhento do Cão Danado” é a primeira produção do projeto Memórias da Cultura Popular, realizado
pelo Instituto Manacaru de Inclusão Sociocultural e parceiros como a produtora
TV Local, a Catrupia Produções, a Cia Operakata de Teatro e a Ong Carreiro de Tropa – Catrop. O projeto tem por finalidade a
reflexão e o registro de saberes populares, calcados nos mais diversos temas da
história cotidiana. Na produção do documentário tratará de registrar os causos
populares em torno de pessoas – historicamente anônimas ou conhecidas – que,
segundo a crença popular, têm seu corpo fechado ao ataque de armas de fogo,
arma branca e outros “poderes” de resguardo físico. Alinhavando narrativas de
guerra e violência, disputas de poder político e mitos populares, o curta
pretende dar conta principalmente de um universo histórico e mágico que vem se
perdendo na contraposição do campo com a urbanização dos nossos dias.
Realizado pela produtora TV Local, em
co-produção com o Instituto Mandacaru e o portal Sintoma de Cultura, o
documentário “Contra o Veneno Peçonhento
do Cão Danado” é uma proposta aprovada no Edital Setorial de Audiovisual
12/2012, do Governo do Estado da
Bahia, por meio da Secretaria de Cultura, Secretaria da Fazenda e Fundo de
Cultura da Bahia – FCBA.
No dia 03 de Julho (quarta-feira), às
19h, na sede da Rede de Atenção da Criança e do Adolescente / PMVC (na praça
Tancredo Neves) a equipe responsável pela realização do documentário lançará o
site oficial do curta-metragem para a imprensa e parceiros. Na oportunidade
serão apresentadas as propostas conjuntas do novo formato do site Sintoma de
Cultura e a inauguração do espaço virtual documentário, onde serão
disponibilizadas diversas informações sobre o tema da cultura popular e do
patrimônio imaterial, com textos, fotos e depoimentos, além do diário de
produção do curta.
Sobre
o Sintoma de Cultura
Em Maio de 2013 o blog Sintoma de
Cultura fez seu primeiro ano. Uma experiência bastante interessante: disponibilização da produção
de textos (novos e antigos) sobre cultura, postados com certa regularidade,
tratando de temas diversos, sendo compartilhados, discutidos, criticados e, sobretudo,
utilizados como forma de estímulo à reflexão sobre temas caros ao nosso
dia-a-dia. Mesmo não premeditado, o projeto – mais instintivo que planejado –
tomou uma repercussão curiosa, apontou caminhos que não estavam na pauta e o
resultado de tudo isto hoje está quase parido: a partir do dia 03 Julho de 2013 o Sintoma passa a
atuar como portal de cultura.
A ideia
central é a produção coletiva de conteúdos com espaço partilhado para relatos experiências
culturais diversas, artigos, criações audiovisuais, fotografia, música, artes
plásticas e todo um universo de criação artística e simbólica que permita
pensar a cultura de forma mais ampla. Assim, iniciativas oriundas de qualquer
parte do país podem contribuir com ideias e experiências. O espaço do blog será
mantido no novo domínio, mas haverá ainda outros desdobramentos, como a própria atividade do projeto
Memórias da Cultura Popular e a
produção do documentário “Contra o
Veneno Peçonhento do Cão Danado”.
A proposta do
projeto segue existindo ancorada na ideia fundamental do compartilhamento de ideias,
anúncios comerciais e/ou nenhuma outra
vinculação que comprometa sua essência. O endereço do Sintoma no Blogspot será
mantido apenas como arquivo para que seus links originais ainda continuem sendo
acessados, mas praticamente todas as suas postagens serão transferidas para o
novo domínio, facilitando comentários, interatividades e compartilhamentos.
Espero que gostem, acessem, leiam,
compartilhem e contribuam.
Até lá...
Postado por
Marcelo Lopes
às
11:07
Um comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
Agenda Cultural,
arte,
Artes Plásticas,
Autorais,
Cinema,
Cinema e Audiovisual,
Cultura,
Diversidade,
Economia Criativa,
Editais,
Literatura,
Música,
Teatro,
Televisão,
Vale Lembrar...
sexta-feira, 31 de maio de 2013
Projeto do Grupo Galpinho forma novas plateias
Release do Evento
![]() |
| Foto: Rayza Lélis |
O Grupo Galpinho de Teatro vem
desenvolvendo um trabalho fundamental de formação de novos públicos na região
sudoeste da Bahia. Apresentando o espetáculo “... E se eu fosse?” por meio do projeto Tem Que Iniciar, contemplado pelo Programa do Banco do Nordeste de
Cultura, o grupo vem circulando pelo interior baiano a fim de partilhar seu
processo criativo, popularizar o acesso às artes cênicas, contribuir para a
formação de público para o teatro e estimular a produção artística.
O projeto, que vem sendo realizado em
quatro cidades baianas - Vitória da Conquista, Ibirataia, Poções e Planalto, é
composto por três ações: Oficina de Iniciação Teatral, apresentação do
espetáculo e bate-papo. A experiência nestas as cidades promove o estímulo à
arte cênica em espaços que muitas vezes nunca tiveram a possibilidade de
vivenciar apresentações do gênero.
Sobre o conceito do espetáculo
ACREDITANCIAS
![]() |
| Foto: Rayza Lélis |
...E se eu fosse outro? ... E se eu
ficasse? ... E se eu partisse? ... E se o mundo parasse pra eu pensar? ... E se
não parasse? ... E se eu não tivesse medo do medo?
“...E se eu
fosse?” é um espetáculo que trata o momento de
pré-decisão de uma família questionando o seu lugar no mundo e o seu destino. A
mãe, mulher da lida e do trabalho cuja ação constrói e dá materialidade às
coisas, é tomada por um desejo irrefutável de ver as nuvens grisalhas de outros
céus e experimentar outros caminhos e outras vivências. Ela tenta convencer o
marido e os dois filhos a se aventurarem para além do lugar conhecido.
O
espetáculo trata de questões agudas como farpas, mas com lirismo e leveza ao
invés da secura, violência e dor. Apropria-se de um mote regionalista para tratar
de questões universais, abordando poeticamente uma questão inerente à
existência humana: a dúvida entre partir ou ficar. Aqui, a retirança não é fuga
da morte, e sim sede de vida e de inteireza.
Na sua etapa final desta primeira
edição as próximas apresentações acontecerão nos seguintes espaços:
Dia 31/05
Escola Erasthostenes Meneses (Distrito
de Iguá) - 17h
Dia 01/06
Centro de Referência em Assistência
Social (Bairro Vila América) - 16h
Direção e Produção: Izis Mueller
Atores: Daniela
Lisboa, Iara Barbosa, Eduardo Oliveira
Figurino: Shirley
Ferreira
Cenografia: Izis
Mueller
Trilha Sonora Autoral: Eduardo Oliveira
Texto:
Juliana Leite
Fotografia, Iluminação e Design Gráfico: Rayza Lélis
Assinar:
Postagens (Atom)









